A Importância da Inspeção e Verificação de Caminhões

verificação de caminhões

A Importância da Inspeção e Verificação de Caminhões

Quando um caminhão está prestes a sair do pátio de uma empresa, é imprescindível ser realizado a inspeção ou verificação do caminhão, para garantir que as características importantes do veículo e do condutor, estejam conforme as normas e legislação. Através do processo de inspeção, é possível identificar pequenas falhas que podem trazer grandes prejuízos e riscos a empresa e envolvidos. 

A inspeção dos caminhões, é uma verificação que ocorre checando características do caminhão como integridade de pneus, troca de óleo, etc. Com isso, é possível identificar se o veículo está apto a seguir viagem, é de extrema importância em todo lugar, mas principalmente no Brasil, onde cerca de 75% das produções brasileiras são transportadas pelo escoamento de cargas rodoviário, mostrando o impacto que os caminhões têm nas estradas nacionais. 

Durante a inspeção do veículo, muitos aspectos devem ser checos, a fim de entender como esse caminhão saiu da empresa e se estava conforme as normas, assim também é possível evitar problemas judiciais em caso de necessidade, pois esse checklist também funciona como um documento que comprove a inspeção. 

Quais Itens mais importantes de serem verificados?

Apresentaremos, agora, quais os itens mais importantes de serem vistoriados na inspeção: 

Faróis: Os faróis dos caminhões devem sempre serem verificados, a fim de garantir que eles estão funcionando antes do veículo sair.  

Imagine o cenário: Uma empresa não realiza a inspeção dos faróis do caminhão, que transporta uma carga de flores que irão ser usadas no dia seguinte em um casamento. O caminhão sai de manhã sem usar o farol, e tem a previsão de chegar no local da entrega no dia seguinte as 6 da manhã, chegando à noite, quando acenderá o farol, os dois estão queimados (um queimou há uma semana, mas não foi realizado a manutenção), o que irá acontecer com essa carga? Estragar e perder a entrega, pois o caminhão foi impossibilitado de seguir a noite. Claro que esse é um exemplo levado ao extremo, porém, erros sempre levam a novos erros. 

Eficiência no Sistema de Frenagem: Garantir que os freios do caminhão estão funcionando de maneira adequada pode prevenir graves acidentes no trânsito. 

Integridade dos Pneus: Os pneus de um veículo não podem seguir viagem quando estão carecas, ou com algum dano, e a checagem também deve ser realizada nos steps do veículo. Caso eles não precisem ser verificados em toda saída do pátio, pode ter as datas de troca programadas no cadastro do veículo que serão vistas na inspeção. 

Troca de Óleo: No cadastro do veículo, é importante realizar quando foi feita a troca de óleo, e a data em que será realizada a próxima, assim, é possível realizar também a manutenção preventiva. 

Toda parte elétrica do veículo: Além dos faróis do caminhão, analisar a bateria e as funcionalidades de seta, buzina, para-brisa, sistema de refrigeração, pisca alerta, etc. 

Módulo de Injeção: verificar se não há falhas ou vazamentos.  

Documentação do veículo: Caminhão com documento vencido não cola né? Então sempre é preciso estar com o documento OK quando ele for seguir viagem. 

Através dessas verificações no caminhão, é possível realizar uma manutenção preventiva, e adicionar ao cadastro do veículo, as informações da próxima vistoria ou manutenção que ele irá ter no mecânico. Assim, é possível ter um controle geral da frota e como esta está operando. 

É importante também realizar checagem com o motorista que irá levar esse caminhão, tais como data de vencimento da CNH e periodicidade dos exames toxicológicos são importantes na hora de transportar os produtos da empresa. 

A empresa é responsável por oferecer ao trabalhador um ambiente de trabalho seguro, e para os motoristas, isso ocorre com o caminhão que eles dirigem, que precisam ser um veículo para ser usado durante o transporte de cargas. 

As ferramentas usadas para essa verificação, devem ser seguras e armazenar os dados de maneira eficiente, pois, de nada adianta realizar a marcação dos dados em um papel e em seguida descartá-lo, pois assim, dados importantes da empresa podem ser perdidos. Para a realização da checagem, muitas pessoas fazem o uso das planilhas que não são muito práticas no dia a dia dos motoristas quando vão realizar essa inspeção. 

Por isso a Qbit possui o sistema Qbit Truck que permite a criação de checklist personalizáveis de verificação para caminhões e motoristas, além do cadastro de veículos e cargas, que podem ser acessados pelo computador, celular ou tablet, sendo salvos na nuvem, sem risco de perder informações. Além disso, ele cria relatórios de análise para garantir a qualidade de sua frota! Converse com um dos nossos especialistas e garanta a segurança em sua empresa. 

Conheça o Qbit Truck

Com o Qbit Truck você pode gerar suas fichas de inspeção de maneira personalizada, clique e conheça mais sobre o sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recent posts

Ficou com alguma dúvida?

Converse com nossa equipe que te auxiliamos a encontrar a melhor solução para sua empresa!

Abrir bate-papo
Olá, aqui é a Vivian da Qbit!
Como posso te ajudar?